insert_pixel_code_here

31 de agosto: no Dia do Nutricionista chamamos atenção para a ligação entre alimentação e saúde sexual

31/08/2022 0
healthy-hearty-salad-of-tuna-green-beans-tomatoes-eggs-potatoes-black-olives-close-up-in-a-bowl-on-the-table-1200x800.jpg

Que manter uma alimentação regrada está relacionada ao bem-estar e evita diversas doenças não é segredo para ninguém. Hoje, 31 de agosto, quando é celebrado o Dia do Nutricionista, o médico Filipe Tenório chama atenção também para a relação entre essas escolhas saudáveis e a saúde sexual, uma vez que a libido e o desempenho sexual estão diretamente relacionados à elas. “Manter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Está comprovado que alguns alimentos atuam de maneira positiva sobre a saúde sexual masculina, enquanto outros podem causar um impacto negativo neste quesito”, ressalta o profissional.

Incluir no dia-a-dia consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, fazer uma dieta equilibrada e variada e combinar alimentos-chave são algumas das dicas para possuir uma vida saudável. Além dessas dicas básicas, possuir o acompanhamento de um profissional da área, ou seja, de um nutricionista, se faz de extrema importância. “O nutricionista monta uma dieta de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, por isso é tão importante se consultar com o profissional”, ressalta Dr.Filipe.

Nutrição e saúde sexual

Estudos mostram que determinados alimentos fazem com que a produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer. Logo, influenciam para o bom funcionamento dos órgãos genitais e na fertilidade. Além, é claro, de que uma alimentação saudável, balanceada e variada podem levar a um aumento da qualidade e da expectativa de vida. Promovendo a melhoria na produção de hormônios e neurotransmissores essenciais para a libido. Inclusive, para o bom funcionamento dos órgãos genitais, como na produção de espermatozoides.
Entretanto, é válido ressaltar que não existem comprovações científicas de que os alimentos possuem, isoladamente, o poder de despertar estímulos sexuais ou melhorar o desempenho sexual. “O bom desempenho sexual é fruto do cultivo de bons hábitos todos os dias”, pontua Filipe.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *