insert_pixel_code_here

Órgão Reprodutor Masculino: Os Homens Precisam Conhecer

17/01/2019 0
imagem-site.png
  • Testículo

Os homens sabem muito pouco sobre si, mas é muito importante ter conhecimento pessoal para ajudar a cuidar da saúde. Por conta disso, começo hoje uma série sobre o sistema reprodutor masculino, tendo o Testículo como primeiro tema. A maioria dos homens possuem dois testículos, e as suas principais funções é a produção de espermatozoides e do hormônio testosterona. Os problemas mais comuns que atingem os testículos são: Hidrocele (acúmulo de líquido ao redor do órgão), Orquite ( inflamação do testículo), Torção do Cordão Espermático (torção testicular) e Varicocele (varizes no testículo). Ter conhecimento do seu órgão facilita o diagnóstico e tratamento precoce de doenças graves que podem acarretar à infertilidade.

  • Epidídimo

O  Epidídimo é um órgão muito importante no sistema reprodutor. Ele é responsável pelo armazenamento e maturação dos espermatozoides produzidos nos testículos, e fica localizado no interior da bolsa escrotal logo acima do testículo. Depois de produzidos pelos testículos, os gametas masculinos saem da rede testicular, através de túbulos curtos, conhecidos como ductos eferentes, que acabam fundindo-se com o epidídimo. Possíveis doenças podem afetar o epidídimo, uma delas é a infecção, chamada de epididimite aguda, que causa um quadro bastante doloroso. Outros problemas comuns do epidídimo são a obstrução, que pode causar infertilidade, e a formação de cistos, que na maior parte dos casos não causam complicações.

  • Ductos Deferentes

Os Ductos Deferentes têm a função de transportar os espermatozoides em direção à uretra, a partir do epidídimo, onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos. Além disso, os ductos deferentes também são responsáveis por absorver aqueles espermatozoides que não foram expelidos. Seu tamanho varia de 30 a 40 cm e eles são importantes na realização da vasectomia, um método contraceptivo masculino. Também é importante salientar que existem doenças que obstruem os ductos deferentes, impedindo a passagem dos espermatozoides e causando Azoospermia Obstrutiva, dentre elas estão as infecções por Clamídia e a tuberculose.

  • Vesículas Seminais

As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluido que forma 60% do sêmen. Este fluido é rico em nutrientes e antioxidantes, além de neutralizar a acidez da vagina, o que ajuda a sobrevivência dos espermatozoides. As vesículas seminais localizam-se lateralmente aos ductos deferentes, e suas secreções são controladas pela testosterona. Alterações congênitas como cistos, e infecções podem atingir este órgão e causar infertilidade.

  • Próstata

A Próstata é caracterizada como uma glândula exócrina, seu tamanho é similar a uma bola de golfe. A glândula tem como função secretar um fluido que se junta com as secreções da vesícula seminal para compor o sêmen. Para o seu funcionamento ser 100%, a próstata precisa de hormônios masculinos, chamados de andrógenos. Os hormônios são responsáveis pelas características sexuais masculinas. Dentre eles, o principal é a testosterona. As doenças relacionadas à próstata são: o câncer de próstata que é mais comum em homens de 50 anos, mas também ocorrem casos em pessoas mais jovens, podendo ter um componente hereditário; a prostatite, que é uma infecção da próstata que pode ser agravada em casos de infecção urinária mal tratada, e a hiperplasia prostática benigna conhecida como próstata crescida, relacionada ao aumento da próstata mas sem a presença de câncer. É necessário realizar exames de prevenção anualmente a partir dos 45 anos para prevenir doenças.

  • Pênis

Os homens precisam conhecer mais sobre o seu corpo. Por isso, essa semana vamos falar sobre o pênis. Ele é um órgão sexual masculino que tem como funções a micção, a ejaculação, além de permitir a atividade sexual. É importante sempre ficar atento a sua saúde, pois dores, curvaturas, manchas, ardência e outros sintomas na região, podem ser sinais de lesões, infecções, inflamações, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e até mesmo câncer. Então, em caso de qualquer sintoma procure um urologista.