insert_pixel_code_here

Prótese peniana: saiba mais sobre o procedimento cirúrgico definitivo

21/07/2022 0
doctor-79579_960_720.jpg

Sendo a disfunção erétil uma condição bastante comum, podendo ocasionar problemas físicos e psicológicos aos pacientes, a prótese peniana aparece como um dos possíveis tratamentos. O procedimento cirúrgico definitivo normalmente é indicado quando outras formas de tratamento falharam. Segundo o Dr. Filipe Tenório, urologista e andrologista, a prótese pode ser uma boa opção para pessoas com disfunção erétil que não tiveram resultados com medicamentos orais ou injetáveis e buscam um tratamento definitivo.

“A cirurgia é uma opção para aqueles que não desejam ficar dependentes de injeções penianas ou medicamentos vasodilatadores em altas doses; ou ainda se tiveram efeitos colaterais graves com o uso de medicamentos para ereção”, exemplifica o profissional, que explica ainda que não há restrições específicas quanto a idade dos pacientes. “É necessária uma avaliação de cada de cada paciente. Alguns poucos podem ter indicação para uma prótese peniana antes dos 30 anos e outros que só vão precisar do implante após os 80 anos”, destaca o médico.

Existem dois tipos de próteses penianas: a inflável, e a maleável ou semirrígida, sendo a segunda a mais comum no Brasil. A prótese inflável tem três peças: um reservatório, preenchido com soro fisiológico implantado próximo a bexiga; um pump, a famosa bombinha, localizada no saco escrotal; e os cilindros, que são colocados dentro do pênis. Todos os componentes da prótese inflável são internos e não aparentes. Quando a pessoa deseja ter relação sexual, basta realizar o estímulo no pump. O uso é simples e o dispositivo é discreto, de forma que muitas vezes nem chega a ser notado pela parceira ou parceiro. A prótese inflável permite um aspecto natural do pênis, com boa ereção e rigidez.

Já a prótese maleável ou semirrígida não conta com o sistema de insuflar e desinsuflar, ou seja, o pênis permanece sempre rígido. No dia a dia, o homem consegue colocar o penis para o lado, com isso o órgão não fica evidente. Na hora da relação, o pênis já estará rígido e pronto para a penetração, mas também pode haver alguma ereção residual do próprio paciente. Este tipo é mais indicado para pacientes idosos ou com limitação do uso das mãos para acionar o pump (como acontece na inflável). A prótese maleável é muito usada no Brasil por ter um custo mais baixo do que a inflável.

A durabilidade das próteses pode variar de acordo com o fabricante. De maneira geral, as próteses maleáveis raramente quebram, enquanto até 15% dos homens com uma prótese inflável precisaram de um procedimento de revisão em 10 a 15 anos por falha mecânicadurar. Quando bem indicada, a prótese peniana, independente do modelo escolhido, tem alta taxa de satisfação dos pacientes, trazendo de volta a qualidade de vida sexual que muitos sonhavam.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *