insert_pixel_code_here



FERTILIDADE

AZOOSPERMIA


Azospermia é a ausência de espermatozoide no sêmen. Cerca de 1% dos homens são azoospérmicos, e esta condição é a causa de cerca de 15% dos casos de infertilidade masculina, sendo considerada relativamente comum. O problema é diagnosticado por meio de espermograma sendo necessários dois exames com centrifugação para confirmar o diagnóstico, quando realizamos a centrifugação em um segundo exame, é possível encontrar espermatozoides em até 35% dos casos, por isso é muito importante que o teste seja feito numa clínica especializada.

Dois grupos de doenças podem ser causadores da azoospermia. As causas obstrutivas podem ser ocasionadas por defeitos congênitos dos testículos, quando o homem produz espermatozoide, mas a obstrução total dos ductos impede a eliminação dos gametas na ejaculação. Entre os exemplos estão a vasectomia e a obstruções dos epidídimos causadas por infecções.

As causas não-obstrutivas ocorrem devido a uma falha da produção dos espermatozoides. As mais comuns são as doenças genéticas (Síndrome de Klinefelter e Microdeleção do Cromossomo Y), varicoceles, uso de anabolizantes, quimioterapia, radioterapia, e infecção por caxumba (quando esta atinge os testículos).

Para investigar a causa da azoospermia é importante a escolha do tratamento adequado. Através de uma consulta bem feita é possível realizar um exame físico com o qual será possível dar o diagnóstico de várias causas da doença. Exames hormonais, estudos genéticos, e exames de imagem ainda são necessários no restante dos casos.

O tratamento adequado depende da causa. Quando há obstrução, uma cirurgia pode corrigir o problema, como no caso de homens que fizeram vasectomia, que pode ser revertida. Também é possível extrair espermatozoides do testículo para que eles sejam utilizados em uma fertilização in vitro. Quando a causa não é obstrutiva, o médico submete o paciente a exames mais complexos e depois a uma microdissecção testicular (Micro-Tese), que abre os microtúbulos dos testículos para captar espermatozoides diretamente deles.

Vale ressaltar que, hoje em dia, azoospermia não é mais motivo para pânico. O Dr. Filipe Tenório é especialista no tratamento das mais diversas causas de azoospermia, seja através de medicações ou procedimentos cirúrgicos. Marque sua consulta.