DISTÚRBIOS DA TESTOSTERONA

DEFICIÊNCIA DE TESTOSTERONA

A testosterona é o principal hormônio masculino e costuma ser conhecido como o símbolo da masculinidade. Ele é fundamental para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores, como testículos e próstata, e para a evolução de características secundárias, como o aumento da massa muscular, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. Mas, em alguns casos a produção da testosterona pode ser afetada.

Causas:

• Fisiológica (queda natural da produção devido à idade)
  • Obesidade
  • Infecção pelo HIV
  • Estresse psicológico
  • Efeito colateral de medicamentos

Sintomas:

• Fadiga
  • Perda de memória
  • Perda de interesse sexual
  • Variações de humor
  • Acúmulo de gordura
  • Enfraquecimento dos ossos
  • Crescimento anormal dos pelos
  • Dificuldade para aumentar a musculatura

Diagnóstico e tratamento:

Para confirmar a deficiência de testosterona, o médico urologista solicita um exame que mede os níveis do hormônio. Se ele estiver abaixo de 200 ng/dL, constata-se o problema. O tratamento é feito com reposição hormonal, que pode ser via injeções intramusculares, subcutâneas, adesivos ou com gel de testosterona.

Hipogonadismo x Andropausa:

Muitas pessoas chamam erroneamente o hipogonadismo de andropausa, fazendo o paralelo com a menopausa feminina. Mas, ao contrário do que acontece com as mulheres, a redução da testosterona nos homens não é uma coisa normal. Ela deve ser tratada porque o paciente tende a ter mais complicações e, inclusive, aumenta o risco de morte.