insert_pixel_code_here



SAÚDE SEXUAL MASCULINA

DISTÚRBIOS DA EJACULAÇÃO


Existem sete distúrbios sexuais ligados à ejaculação. São eles:

Anejaculação – Caracterizado pela ausência de ejaculação durante o ato sexual, o quadro pode ocorrer devido a anormalidades na produção ou expulsão do sêmen. Ele pode ser causado por problemas psicológicos ou patológicos, como má formação, lesões, distúrbios hormonais e cirurgias.

Ejaculação retrógrada – Ocorre quando há falha no fechamento do colo vesical e o líquido ejaculado segue para a bexiga, podendo ser expelido pela urina. As causas mais frequentes são cirurgias com lesão do sistema nervoso autônomo, traumatismo do colo vesical, lesões da medula espinhal, diabetes, alcoolismo e esclerose múltipla.

Ejaculação astênica – Caracteriza-se pela ejaculação lenta, sem a presença de jatos. Com isso, o esperma flui sem força. Normalmente é causado por problemas na musculatura do pênis.

Ejaculação dolorosa – Geralmente é causada por infeções da próstata, das vesículas seminais e da uretra. As ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) são uma das principais causas.

Ejaculação reflexa – Acontece em indivíduos paraplégicos com lesão medular acima da vértebra L1. Muitas vezes o homem só tem consciência de uma sensação de contratura dos músculos abdominais, sente náuseas e cefaleias.

Ejaculação precoce – Ocorre quando o homem ejacula de forma muito rápida, involuntariamente, antes de o parceiro atingir o orgasmo. Muitas vezes ele pode ejacular antes da penetração ou logo após a introdução do pênis.

Ejaculação retardada – Acontece quando o homem relata demora ou dificuldade para ejacular apesar da presença de estimulação sexual e ereção peniana.