SAÚDE SEXUAL MASCULINA

DOENÇA DE PEYRONIE (CURVATURA PENIANA)

A doença de Peyronie se caracteriza por uma série de fibroses que se alojam no corpo cavernoso do pênis formando cicatrizes e causando mudanças. As alterações incluem acentuação na curvatura, redução de tamanho e afinamento do órgão sexual, e normalmente está associada à disfunção erétil. Essa doença se manifesta a partir dos 50 anos, mas também pode acometer os jovens na faixa dos 28 anos.

A doença acomete de 3 a 7% da população masculina. Na fase inicial da doença, conhecida como fase aguda, geralmente a curvatura é acompanhada de dor, e outros tipos de deformidades podem estar associadas, como redução do calibre e do tamanho peniano, assim como o acinturamento do órgão. Na fase inflamatória, caracterizada pela curvatura peniana progressiva, pode estar associada ou não à dor durante as ereções e com placa ou nódulo abaixo da pele, e a fase da fibrose, quando as cicatrizes estão presentes no tecido que reveste o corpo cavernoso do pênis e a deformidade peniana já está avançada.

Este problema acontece por conta da formação de cicatrizes calcificadas na túnica albugínea, que é o revestimento do corpo cavernoso peniano, como consequência de micro traumas sucessivos, na maioria das vezes imperceptíveis, que ocorrem durante a relação sexual. Entre os principais sintomas podem estar os nódulos ou fibroses no corpo do pênis, dificuldade em manter a ereção e relações sexuais devido à alteração na curvatura e ereções dolorosas relacionadas à inflamação no início da doença.

Dependendo do estágio em que a doença se encontra o diagnóstico pode ser clínico ou cirúrgico. No caso da fase inflamatória, medicamentos são receitados para tratar a inflamação e evitar a piora da deformidade peniana. Já na fase de fibrose, que é o processo de cicatrização das placas, a cirurgia é indicada quando o problema já está estabilizado, revertendo os casos em que a curvatura peniana seja tão acentuada a ponto de atrapalhar ou impedir a penetração durante o ato sexual, comprometendo a qualidade das relações sexuais. Em casos de Disfunção erétil associada, pode ser necessário que o tratamento seja através do implante de uma prótese peniana. O foco do tratamento não é a questão estética, e sim a preservação da função sexual.

Se você deseja adquirir maiores informações sobre a doença, procure o Dr. Filipe Tenório e marque sua consulta.