insert_pixel_code_here

Entenda a relação entre coronavírus e fertilidade

24/03/2020 0
vista-lateral-do-homem-doente-com-tosse-de-mascara-medica_23-2148450279.jpg

Busca pelo congelamento de óvulos e sêmen aumentou em todo o mundo

Segundo a Associação Americana de Medicina Reprodutiva em parceria com a Associação Europeia de Reprodução, não existe relação direta entre a infecção ocasionada por coronavírus (COVID-19) e infertilidade, a informação vale tanto para homens quanto para mulheres. Encontramos relatos de pacientes que foram infectadas e tiveram um parto prematuro, contudo, ainda não foi realizado nenhum estudo clínico que comprove a ligação com o vírus.

O medo dos pacientes tem a ver com a pandemia global e seus sintomas, que vão desde um simples resfriado até dificuldades para respirar. Existe uma grande quantidade de informações circulando na internet e é normal que as pessoas estejam receosas, mesmo não tendo um indicativo concreto de que a doença cause efeitos negativos durante a gestação. As fontes médicas, que são as mais seguras, nos mostram crianças saudáveis nascidas de gestantes que contraíram o coronavírus.

As febres, que são sintomáticas da doença, costumam comprometer a qualidade dos óvulos, bem como podem causar a azoospermia nos homens, problema que tem o tempo de recuperação de até 4 meses. Para as pessoas que estão se preparando para iniciar um tratamento de fertilidade, a orientação é esperar. Não daremos início a novos procedimentos, somente continuidade aos que já estão em andamento.

Confira abaixo entrevista que concedi para a Rádio CBN, no quadro Saúde em Foco, onde falamos sobre a relação fertilidade e coronavírus (COVID-19).

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *