insert_pixel_code_here



FERTILIDADE

PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE


A preservação da fertilidade consiste em adotar medidas que possam evitar ou minimizar a falta de fertilidade. Uma estratégia comum em homens é o congelamento do sêmen. Ela é usualmente utilizada antes de qualquer intervenção que possa comprometer e causar infertilidade.

Algumas medicações ou cirurgias podem causar problemas de infertilidade no homem: exemplos comuns são os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, e as cirurgias de próstata. Com o avanço da medicina, a preocupação vai além da doença. É necessário uma maior atenção para prevenir os possíveis efeitos colaterais do tratamento. Foi com este objetivo, ou por apenas querer adiar a paternidade, que surgiu o conceito de preservação de fertilidade.

Criopreservação de sêmen

Também conhecida como congelamento de sêmen, a técnica de alta eficácia é utilizada para preservar os espermatozoides. O ideal é que o homem realize a coleta por masturbação no laboratório para o armazenamento.

Alguns homens que possuem ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado devido a alguma obstrução, como a vasectomia, podem coletar através de uma punção testicular.

Para realizar a criopreservação são necessárias três etapas. A primeira é a indução de substâncias crioprotetoras, para evitar a formação de cristais de gelo no interior do espermatozoide e preservar as estruturas internas. A segunda é o congelamento, que pode ser lento ou ultrarrápido. Na última etapa, os espermatozoides coletados são armazenados em tanques de nitrogênio líquido sob a temperatura de -196° C. Não existe tempo limite de congelamento.