insert_pixel_code_here



SAÚDE SEXUAL MASCULINA

PRÓSTESE PENIANA


A prótese peniana é a solução para os pacientes que sofrem com disfunção erétil grave. A operação é realizada nos casos em que os medicamentos orais ou injetáveis não obtiveram bom resultado, inclusive para os homens que removeram a próstata devido a um câncer e teve a ereção afetada.  O pênis possui duas estruturas, chamadas de corpos cavernosos que são preenchidas com sangue, mas ocorre em algumas doenças deste preenchimento não ser feito corretamente. Feita de forma minimamente invasiva, a prótese peniana pode ser uma alternativa, tem como função manter a rigidez do pênis em homens que possuem baixo volume sanguíneo na região peniana.

Entre os tratamentos para a disfunção erétil o implante de prótese peniana constitui a terceira linha. Para promover a rigidez do pênis, os corpos cavernosos durante a ereção são preenchidos com sangue. Em alguns casos, muitas vezes associadas a outras doenças, esse mecanismo fisiológico não funciona. Na maioria dos casos a resposta dos pacientes ao tratamento através de medicamentos via oral é bastante positiva. Outra alternativa de tratamento é a injeção intracavernosa, como terapia de segunda linha.

Quando não há boa resposta com o uso das medicações orais ou contra indicação de uso para injeção, há a opção da prótese peniana como tratamento definitivo. Existem dois tipo de prótese disponíveis, a inflável e a maleável.

Inflável – Simula o funcionamento do pênis de forma natural. É formada por um conjunto de cilindros dentro dos corpos cavernosos, que são acionados através de uma bomba inserida na bolsa escrotal. Com essa bombinha, o paciente consegue “inflar” o pênis com um líquido localizado em um reservatório instalado na barriga.

Maleável – São hastes de metal revestidas de silicone que são inseridas no corpo cavernoso do pênis. Quando o paciente quer ter relação sexual, ele modela o pênis para cima e consegue ter a ereção.