insert_pixel_code_here



FERTILIDADE MASCULINA

REVERSÃO DE VASECTOMIA


Muitos homens hoje em dia optam por realizar a cirurgia de vasectomia a fim de evitar a gravidez. O método contraceptivo consiste em um corte nos ductos deferentes, por onde passam os espermatozoides, para interromper sua passagem para o líquido ejaculado. Mas, por variados motivos, depois de algum tempo, cerca de 1 em cada 5 homens se arrependem e buscam tratamento para fazer a chamada ‘vasovasostomia’, também conhecida como reversão de vasectomia.

Contrastando com a simplicidade da vasectomia, a cirurgia é um procedimento elaborado. É que como os ductos deferentes são muito pequenos, o procedimento precisa ser realizado através de uma microcirurgia, que utiliza um microscópio para ampliar a visualização da área. A intervenção dura em média 3 horas. Nela, o médico faz uma reconexão dos canais deferentes, que antes estavam cortados, fazendo uma nova comunicação (anastomose) entre elas, de modo que os espermatozoides possam novamente ser transportados até a uretra durante a ejaculação. Ela é realizada através de duas incisões, uma em cada lado da bolsa escrotal, utilizando fios cirúrgicos menores que um fio de cabelo, para isso é necessário o uso de um microscópio cirúrgico, que aumenta a visão em até 25 vezes.

A cirurgia possui uma taxa de sucesso alta, sendo o procedimento de melhor custo-benefício para um casal onde o homem fez vasectomia e a mulher não tem problemas de fertilidade. Não existe tempo limite para a reversão, mas os melhores resultados são obtidos quando ela é feita até 5 anos após a vasectomia, com chance de 90% de sucesso, no entanto, mesmo quando feita após 15 anos, as chances de sucesso reduzem de 90% para 70%. A taxa de gravidez também varia com o tempo desde a vasectomia e também com a idade da mulher, indo de 30% até 70%. A fertilização in vitro, que é outra opção para o casal, há 30% de chance de gravidez, além de custar o dobro do valor da reversão de uma vasectomia. Outra vantagem é que não há risco aumentado de gravidez múltipla e nem de malformações.

Apesar de ser um procedimento minucioso, o pós-operatório é considerado tranquilo. Após a cirurgia, o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte e a recuperação em casa dura cerca de 7 dias. A única ressalva é que ele deve evitar ejacular ou ter relações sexuais por pelo menos 30 dias, para que ocorra a cicatrização completa. Depois desse período, o homem deve fazer um espermograma e avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos no sêmen, avaliando o sucesso da cirurgia. O risco de complicações na anestesia é menor do que 1%, e de hematoma e infecção, menor do que 5%.

Se você planeja reverter sua vasectomia, ou deseja adquirir maiores informações sobre o procedimento, procure Dr Filipe Tenório. Marque sua consulta.