FERTILIDADE

VARICOCELE

A varicocele é uma doença silenciosa caracterizada pela dilatação das veias do testículo, semelhante às varizes das pernas, que pode causar atrofia no órgão masculino e infertilidade. Ela está presente em até 15% dos homens adultos e ocorre devido a um mau funcionamento de válvulas que existem nas veias. Quando isso acontece, o sangue começa a se acumular e superaquecer o testículo. Esse superaquecimento leva ao mau funcionamento de várias enzimas envolvidas na produção dos espermatozoides e da testosterona, o que pode causar infertilidade.

O aumento da temperatura testicular é um dos efeitos mais bem estudados, pois para funcionar corretamente o órgão precisa estar a 1ºC mais baixo que a temperatura normal do corpo. Além disso, a varicocele também pode afetar a fertilidade por outros meios, através do acúmulo exagerado de radicais livres (substâncias extremamente tóxicas em altas concentrações) e de outros compostos nocivos ao testículo.

Mesmo a varicocele tendo relação com a infertilidade, isso não é sinal de que todo homem que tenha varicocele será infértil. Dados apresentam que 60% dos pacientes com varicocele não apresentam nenhuma variação, mas devem ter um acompanhamento médico, já que a doença pode evoluir com o tempo. Além disso, quanto maior for o tamanho da varicocele, mais chances de desenvolver outras complicações.

Causa de 35% dos casos de infertilidade primária (quando o homem nunca conseguiu ter filho), e de 80% dos casos de infertilidade secundária (quando o homem tem dificuldade para ter novos filhos) se devem a varicocele. A condição deve ser diagnosticada e uma avaliação de toda a fertilidade do homem será feita, e a cada caso de infertilidade masculina será avaliado se ele possui ou não varicocele.

Além da infertilidade, a produção de testosterona também é afetada, e se o paciente não for tratado passa a ter baixos níveis do hormônio, necessitando o tratamento. Nos casos mais graves ainda apresentam também atrofia testicular, gerando a diminuição do órgão. Já no caso de sentir dor, pode ser raro, mas acontece. Geralmente ocorre como um peso nos testículos e piora ao realizar atividades, melhorando ao deitar. Mas não necessariamente por que se apresenta como dor que será varicocele.

O diagnóstico é feito através da palpação da bolsa escrotal com o paciente de pé, deitado e tossindo. Assim é possível determinar a presença da patologia, bem como classificar sua gravidade. Caso haja necessidade, um exame de ultrassonografia pode ser solicitado com doppler da bolsa escrotal nos casos em que o exame físico é difícil (como em pacientes obesos ou com bolsa escrotal retraída) ou quando há dúvidas.

O tratamento da varicocele é indicado apenas quando o paciente apresenta complicações, como infertilidade, níveis baixos de testosterona, atrofia testicular e dor. Há casos em que os pacientes podem queixar-se da aparência estética que também pode ser incluído no tratamento.

Aqui vale uma ressalva, nenhum estudo mostrou benefício no tratamento de varicoceles que não são palpáveis e que aparecem apenas na ultrassonografia (chamadas de varicocele subclínicas). Por isso um exame físico bem feito é fundamental. Mas, o tratamento visa reverter e/ou prevenir novos danos aos testículos.

A opção que oferece os melhores resultados é a cirurgia com o uso do microscópio cirúrgico, chamada de varicocelectomia microcirúrgica. Na qual, o cirurgião faz uma incisão de aproximadamente 2 cm na região da virilha e isola a estrutura por onde passam as veias, artérias, nervos e vasos linfáticos do testículo (canal espermático). Com extremo cuidado, essa estrutura é aberta, e com o uso do microscópio cirúrgico (que amplia a visão em até 25 vezes) e de um aparelho chamado microssonar doppler, as pequenas artérias testiculares são identificadas e preservadas (afinal são as artérias que levam o sangue oxigenado e rico em nutrientes para os testículos), do mesmo modo são preservados os vasos linfáticos (para evitar hidrocele) e os nervos (para evitar dor nos pós-operatório). Já as veias são todas meticulosamente identificadas, ligadas (amarradas com fio), e cortadas uma a uma, também com o uso do microscópio, para evitar o refluxo de sangue. Ao final, todas as estruturas abertas são fechadas através de suturas.

Uma vez que essas veias dilatadas são cortadas, o sangue vai fluir por veias normais, com válvulas funcionantes, resolvendo o problema do refluxo. A cirurgia geralmente é bem tolerada, sendo feita com anestesia geral, raquianestesia, ou anestesia local com sedação.

O paciente geralmente pode voltar ao trabalho com 5 ou 7 dias, desde que evite esforço físico. Passado de 3 a 4 semanas, o paciente pode voltar a praticar atividades físicas.  A taxa de complicações apresenta números baixos. O risco de infecção é menor que 5%, o de hidrocele menor que 1%, e o de recorrência de novas varicoceles é desprezível. Como o procedimento é feito sem precisar abrir nenhum órgão e nem o abdômen, o risco de complicações graves é muito baixo.

O espermograma apresenta sua melhora da fertilidade após 3 meses, mas para os espermatozoides atinjam sua melhor qualidade pode demorar até 1 ano. Normalmente, há uma melhora completa dos espermatozoides aumentando a sua quantidade, velocidade, melhorando seu formato e até mesmo a qualidade do seu DNA.

Dr Filipe Tenório oferece o que há de melhor e mais avançado para os seus pacientes no tratamento da varicocele. Agende uma consulta.